Confira 15 museus para visitar em Fortaleza

As histórias do Ceará, dos automóveis, dos meios de comunicação e até do caju estão guardadas e preservadas em diversos espaços de Fortaleza. A Verdinha preparou uma lista com os principais museus da cidade, que convidam a passeios pela diversão e pelo conhecimento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Museu do Ceará
O primeiro museu oficial do Estado, criado em 1932, fica localizado em uma parte também histórica de Fortaleza – as imediações da Praça dos Leões, no Centro. No acervo, composto por cerca de 13 mil peças, estão itens que ilustram diversos aspectos culturais de indígenas, do cangaço e do período da escravidão. O Museu do Ceará funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, na Rua São Paulo, 51. A entrada é gratuita.

Mini Museu Firmeza
Situado na casa onde moravam Estrigas e Nice, dois grandes nomes das artes plásticas do Ceará, o Mini Museu Firmeza reúne elementos de diversos artistas e épocas. Com peças que passeiam pelo popular e pelo erudito, incluindo obras de Antônio Bandeira, Descartes Gadelha e Zenon Barreto, o espaço abriga também diversos documentos da história da arte cearense. O acesso ao museu, localizado na Via Férrea, 259 – Novo Mondubim, é gratuito mediante agendamento. Para mais informações, acesse a página do museu.

Museu do Caju
Na divisa entre Fortaleza e Caucaia, o Museu do Caju guarda várias antiguidades relacionadas ao uso de uma das frutas mais famosas do Nordeste. Uma das galerias é composta por livros sobre a cajucultura, livros de receitas e até um moedor artesanal. Outro espaço conta com a exposição de máquinas fotográficas, radiolas e radinhos de pilhas. De segunda a sábado, o Museu do Caju só recebe visitas em grupo, agendadas pelo telefone 3237.2687, no valor de R$ 5 por pessoa. Já aos domingos, o espaço é aberto a todos para visitação gratuita. O museu fica na Rua San Diego, 332, no Parque Guadalajara (divisa Fortaleza-Caucaia), e funciona todos os dias, das 09h às 16h.

Continue reading

Fortaleza terá projeto Praia Acessível

Equipamentos foram entregues apresentados a autoridades do Ceará neste mês. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Equipamentos foram entregues e apresentados a autoridades do Ceará neste mês. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

O projeto “Praia Acessível” tem como maior objetivo promover o acesso fácil de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. Além de espaços de lazer, a iniciativa contará com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, equipamentos que vão possibilitar o acesso deste público ao mar.

Continue reading

Iron Maiden – Fortaleza na World Tour 2016

 

O Maiden fará cinco shows no Brasil em 2016, começando com uma visita ao Rio de Janeiro no dia 17 de março de 2016, seguindo para Belo Horizonte (onde estiveram pela última vez em 2009), no dia 19, e Brasília, no dia 22. No dia 24 de março, a banda se apresenta pela primeira vez em Fortaleza e encerra a turnê brasileira em São Paulo, no dia 26. Seguem mais informações:

Continue reading

O que fazer em Fortaleza? 20 dicas de programas gratuitos (ou quase!) para fazer no centro da cidade

Muitos fortalezenses e visitantes acham que a capital do Ceará não tem patrimônio histórico, com a ideia de que a cidade só tem praia, balada e muita curtição. Mero engano!! Fortaleza apresenta um rico patrimônio histórico-cultural, concentrado essencialmente no centro. São museus, igrejas, praças, prédios e monumentos que contam e fazem a história da capital alencarina.

O que fazer no centro da cidade?

A capital do Ceará tem tanta opção do que fazer e conhecer, que apenas uma passada por suas ruas não lhe darão a dimensão do mundo que ali é. Mesmo quem está rotineiramente acostumado com a cidade, se surpreende com as belezas de suas histórias, do passado e do novo andando juntos. Ir ao centro de Fortaleza é encontrar de tudo um pouco. Comer pastel com caldo de cana no Leão do Sul é “de lei”. Jogar conversa fora na Praça do Ferreira também. Resolvemos criar um mapa com 20 dicas de locais e programas para se fazer pelo centro, totalmente gratuito ou com preços bem acessíveis. É claro que a cidade tem muito mais a mostrar, são quase 300 anos de história com seus altos e baixos. Iremos apresentar uma espécie de guia com o melhor da cidade para passeio em família e/ou com crianças (nosso foco), sem gastar quase nada. Bom demais, não é?

Continue reading

Confira programação completa do pré-carnaval em Fortaleza

 

Bloco do Baqueta FOTO Hiane Braun

Começou 2016 e, com ele, as festas de pré-carnaval. Os festejos começam logo na primeira semana do ano, com o dia 8 de janeiro como data oficial, e seguem até o fim do mês. Os blocos de rua contemplados pelo edital da Prefeitura de Fortaleza somam 58 e ainda há outros que não recebem o apoio.

Com programações em diversos bairros da capital, o pré-carnaval deste ano será agitado.

Continue reading

Fortaleza terá dez dias de São João

Entre 26 de junho e 5 de julho, ocorre o São João de Fortaleza. Em 2015, o evento quer se consolidar como o maior São João de capital do Brasil. Os organizadores anunciaram na manhã desta terça-feira (12) as atrações da festa: Zezé Di Camargo e Luciano, Wesley Safadão, Mastruz com Leite, Simone e Simaria, Forró Sacode, Matheus Fernandes, Cristiano Araújo, Luiz Marcelo e Gabriel, e Orquestra de Sanfonas do Ceará. O evento é gratuito e ocorrerá no Aterro da Praia de Iracema.

O evento é uma parceria da TV Verdes Mares e Prefeitura de Fortaleza. Além do espaço para os shows, a estrutura também terá a “Arena da Diversão”, cidade cenográfica, local de apresentação de quadrilhas juninas. O São João de Fortaleza contará ainda com área de jogos, comidas típicas e feira de produtos regionais.

Mais de 30 quadrilhas juninas vão se apresentar nos dias da festa. O espaço vai receber decoração temática e arquibancada para que o público possa assistir a tudo de forma confortável. O São João de Fortaleza terá também uma área para arrecadação de alimentos.

A segurança do evento será feita por uma empresa privada com o auxílio da Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal, Juizado da Infância e Juventude, e Secretaria da Segurança Pública (SSPDS). A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Empresa de Transporte Urbano (Etufor) vão auxiliar com limpeza e transporte público, respectivamente.

FONTE: G1

Fortaleza comemora 289 anos

Comemorando os 289 anos da capital cearense, a Prefeitura de Fortaleza organizou uma programação especial e gratuita para esta segunda feira, 13.

E não há lugar melhor do que o Aterrinho da Praia de Iracema para fazer a festa e receber os convidados. O local, cartão postal da cidade, contempla nossa bela orla e ainda leva o nome da forte índia Iracema, personagem de José de Alencar.

Continue reading

Carnaval de Fortaleza 2015 – Confira a programação!

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) lançou nesta quarta-feira, 14, a programação oficial do Ciclo Carnavalesco 2015, que contará neste ano com a participação de 60 blocos, com o tradicional desfile da Avenida Domingos Olímpio, além de shows e atividades infantis.

A programação, com mais de 30 dias de festa, será iniciada nesta sexta-feira, 16, com o pré-carnaval, e seguirá até o dia 17 de fevereiro.

Continue reading

Réveillon de Fortaleza já tem atrações confirmadas!

Réveillon Fortaleza (Foto: Rede Globo/Reprodução)
Réveillon Fortaleza chega a sua 8ª edição. Evento
existe desde 2007 (Foto: Rede Globo/Reprodução)

O prefeito Roberto Cláudio anunciou na manhã desta quarta-feira (19) as atrações da festa de Réveillon de Fortaleza. O anúncio ocorreu no Auditório do Paço Municipal, no Bairro Centro, na capital.

Na noite de 31 de dezembro, o Aterro da Praia de Iracema vai receber Daniela Mercury, Bruno e Marrone, Marcos e Belutti, O Rappa, Jota Quest, Simone e Simaria, Solteirões do Forró, Luiz Marcelo e Gabriel, Banda Patrulha, Paulo José e Banda, Banca Acaiaca e Banda Zero 85.

No ano passado, onze atrações se apresentaram no réveillon de Fortaleza. Entre elas, Paula Fernandes, Paralamas do Sucessos, Gusttavo Lima, MC Leozinho, Wesley Safadão e a Banda Garota Safada.

O prefeito anunciou também informações sobre o planejamento para o trânsito, transporte público, saúde e segurança para a festa de Réveillon.

Continue reading