Confira programação completa do pré-carnaval em Fortaleza

 

Bloco do Baqueta FOTO Hiane Braun

Começou 2016 e, com ele, as festas de pré-carnaval. Os festejos começam logo na primeira semana do ano, com o dia 8 de janeiro como data oficial, e seguem até o fim do mês. Os blocos de rua contemplados pelo edital da Prefeitura de Fortaleza somam 58 e ainda há outros que não recebem o apoio.

Com programações em diversos bairros da capital, o pré-carnaval deste ano será agitado.

Chão da Praça

Antecipando o pré-carnaval, a partir desta quinta (7) o Dragão do Mar recebe pelo quarto ano consecutivo o bloco Chão da Praça, sob o comando do brega dOs Transacionais. Depois do sucesso da edição passada, que reuniu quase 7000 pessoas apenas na noite final, a festa passa a acontecer na Praça Verde. A cada quinta do mês a banda recebe um convidado diferente e, na última festa, acontece o tradicional baile à fantasia. No repertório, o Brasil das décadas passadas unido através do frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas.

Dia 7: Os Transacionais e DJ Alan Morais + Saulo Duarte e Soledad
Dia 14: Os Transacionais e DJ Alan Morais + Daniel Groove
Dia 21: Os Transacionais e DJ Alan Morais + Verónica Valenttino e Daniel Peixoto
Dia 28: Especial Baile à Fantasia: Os Transacionais e DJ Alan Morais + Nayra Costa, Artur Menezes, Daniel Groove e Verónica Valenttino

Serviço
7, 14, 21 e 28 de janeiro, das 19h às 22h30
Praça Verde – Dragão do Mar
Evento gratuito

Concentra Mas Não Sai

Antigamente, o Centro era o bairro onde tradicionalmente acontecia o carnaval de rua de Fortaleza. Com o tempo, o festejo passou a se concentrar em outros locais da cidade, mas alguns blocos ainda conseguem concentrar foliões no bairro tradicional. O Concentra Mas Não Sai é um dos maiores de pré-carnaval e, por 55 anos consecutivos, continua reunindo dezenas de milhares de pessoas na Praça do Ferreira. Neste ano não será diferente e nas noite de sábado de janeiro, a partir do dia 9, a bateria estará armada na praça.

Serviço
9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 18h
Praça do Ferreira – Centro
Evento gratuito

Unidos da Cachorra

O bloco Unidos da Cachorra é grande responsável pela cultura do pré-carnaval em Fortaleza. Seguindo a tradição desde 1997, quando tocava marchinhas na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cachorra Magra), e 2010, quando deixou de vez as ruas do Benfica, neste ano o bloco acontece na Praia de Iracema. A partir de sábado (9), nas tardes dos demais sábados do mês os foliões se concentram na Rua Dragão do Mar para os cortejos tradicionais ao som da bateria do Unidos da Cachorra.

Serviço
9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 16h
Rua Dragão do Mar, 20 – Praia de Iracema
Evento gratuito

Camaleões do Vila

O bloco de pré-carnaval apadrinhado pela Vila Camaleão, uma das maiores escolas de samba da cidade, também dá largada neste sábado (9), e segue até o fim do mês. O verde toma conta da Praia de Iracema ao longo da Rua Historiador Raimundo Girão, ao som da bateria do Camaleões da Vila. O bloco tem como objetivo difundir não só o samba, mas também outros ritmos percussivos, como forró, reggae e funk.

Serviço
9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 17h
Rua Dragão do Mar, 80 – Praia de Iracema (em frente ao Amici’s)
Evento gratuito

Luxo da Aldeia

Pela segunda vez no Mercado dos Pinhões, após sair das ruas do Benfica devido à desvios no trânsito, o bloco Luxo da Aldeia dá largada nesta sexta (8), o dia em que oficialmente começa o pré-carnaval de Fortaleza. Conhecido pelo repertório carnavalesco composto por canções de músicos regionais, o bloco manterá a tradição nas festas que acontecem às sextas-feiras do mês. As camisas estarão à venda nos dias de evento, ao lado do palco.

Serviço
08, 15, 22 e 29 de janeiro, às 19h
Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas – Centro)
Evento gratuito

Bloco do Baqueta

A Praia de Iracema também é local de festa para de pré-carnaval do Bloco do Baqueta. Começando neste sábado (9), o samba continua nos demais sábados do mês, sempre às 16h45. No Ciclo Carnavalesco deste ano, o bloco presta homenagem ao humorista Chico Anysio, relembrando alguns dos inúmeros personagens do cearense que é ícone nacional no humor. Mais informações sobre a venda de camisetas ainda serão divulgadas na página do Facebook.

Serviço
9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 16h45
Rua Almirante Jaceguai – Praia de Iracema
Evento gratuito

Damas Cortejam

O Damas Cortejam está entre os blocos novatos contemplados pelo edital da Prefeitura de Fortaleza e é o primeiro composto apenas de mulheres a conseguir o apoio. O grupo, composto por 10 mulheres, é feminista e, apesar de existir há cerca de 4 anos, desfila pela primeira vez no pré-carnaval neste ano. A festa acontece na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica, no dia 17 (domingo). No repertório, o bloco passa longe de músicas que tratam a mulher de forma estereotipada, além de incentivar o respeito durante os festejos.

Serviço
17 de janeiro, às 15h
Praça da Gentilândia – Benfica
Evento gratuito

 

FONTE: http://tribunadoceara.uol.com.br/diversao/agenda-cultural/confira-a-programacao-completa-do-pre-carnaval-em-fortaleza/